terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A evolução da educação.


      Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia... 
      Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas... 
      Leiam o relato de uma Professora de Matemática: 


      Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. 
      Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. 
      Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. 

      Por que estou contando isso? 
      Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim: 
      1. Ensino de matemática em 1950: 
      Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
      O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. 
      Qual é o lucro? 

      2. Ensino de matemática em 1970: 

      Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
      O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro? 

      3. Ensino de matemática em 1980: 

      Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
      O custo de produção é R$ 80,00. 
      Qual é o lucro? 

      4. Ensino de matemática em 1990:
       
      Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
      O custo de produção é R$ 80,00. 
      Escolha a resposta certa, que indica o lucro: 
      ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00 


      5. Ensino de matemática em 2000: 

      Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
      O custo de produção é R$ 80,00. 
      O lucro é de R$ 20,00. 
      Está certo? 
      ( )SIM ( ) NÃO 

      6. Ensino de matemática em 2009: 

      Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
      O custo de produção é R$ 80,00.
       
      Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. 
      ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00 

      7. Em 2010, assim: 
      Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
      O custo de produção é R$ 80,00. 
      Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. 
      (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder). 
      ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00 


      E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança. 

      - Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
“Todo mundo está 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... 
Quando é que se pensará em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

    4 comentários:

    Barbara Nonato disse...

    SENSACIONAL!!! Excelente crítica!

    Mr. Copper disse...

    Parabéns pelo seu blog! Bastante criativo e com temas extremamente atuais! E com a rádio fica mais dinâmico! Muito legal!

    Des@BaFa disse...

    Achei bem legal o Blog parabens..bastantes ideias novas ...Ja vou seguir...
    Segue o meu tambem por favor..Vamos estar sempre com materias novas..
    beijOs até

    http://desabafas2.blogspot.com/

    Karina disse...

    Muito bom o texto. Foda que realmente hoje é todo mundo muito dependente da calculadora e gosto muito dessa frase dos filhos